O Google transformou o Dia da Mentira, comemorado neste 1ª de abril, no dia da "trollagem". A gigante da internet espalhou diversas notícias falsas sobre a criação de produtos esdrúxulos e até abriu vagas para contratação de ‘autocompletadores’ para seu mecanismo de buscas. Além disso, o YouTube criou um vídeo que mostra os cinco melhores virais de 1911.
Entre as brincadeiras, a companhia se valeu de especulações que passearam por todo o ano passado e "criou" outra rede social, o "Google Friendship", que pela descrição faria a mesma coisa que o Orkut. A rede, aliás, ganhou o Earkut, "primeiro gadget desenvolvido para uso exclusivo no Orkut e que vai revolucionar as redes sociais".
Trata-se de um dispositivo parecido com um piercing, que o internauta usaria na orelha (daí o nome, "ear" significa "orelha", em inglês). Cada vez que que alguém acessasse o perfil da pessoa, o Earkut produziria calor. "Além de conseguir rastrear os visitantes de seu perfil, este dispositivo ainda oferece outras vantagens: bonito e com design arrojado, o Earkut possui formato anatômico e produz uma sensação de calor bastante agradável. Tudo pensando em seu conforto e bem-estar", diz a comunidade criada pare divulgar o dispositivo.
Mas o Google foi mais longe e criou duas ferramentas para controle, por meio de movimentos, de suas plataformas de e-mail e de aplicativos para escritório. Tanto o Google Motion quanto o Google Docs Motion foram bem preparados, com quadros explicativos – no caso do Gmail Motion, até vídeos – e páginas promocionais para cada um.
A companhia não esqueceu seu principal produto, o mecanismo de buscas, que está contratando pessoas para atuarem como autocompletadores. "Você costuma sentir como se soubesse o que seus amigos e familiares estão pensando e que pode terminar seus pensamentos antes deles? Você é incrivelmente rápido, como o buscador do Google? Tão rápido que pode fazer 20 pesquisas antes de sua mãe terminar a primeira?", diz a página em que a vaga foi aberta.
Não só de Google vive o 1º de abril
O Dia da Mentira também gera burburinho no Brasil. Por aqui, publicações costumam divulgar notícias bombásticas, porém falsas, para entrar na brincadeira. O Brasil 247, por exemplo, desde a madrugada já carrega em sua página principal uma suposta entrevista com o polêmico deputado Jair Bolsonaro, que teria "saído do armário".
O primeiro jornal brasileiro para iPad aproveita para dar um recado mais sério a Bolsonaro: "nada dói tanto para um homossexual como a impossibilidade de assumir, diante das pessoas que mais ama, como um pai ou uma mãe, qual é a sua verdadeira orientação sexual." (Veja)
São tantas empresas envolvidas com a data que o site especializado em tecnologia TechCrunch reuniu as principais "trollagens" do dia. Na lista constam piadas realizadas por Groupon, LinkedIn, Starbucks, Hulu, Toshiba, entre outras.
O Google Discovery, site brasileiro que reúne informações sobre o gigante de buscas, também acompanha as peripécias da companhia.
Redação Adnews
Fonte de pesquisa: http://www.adnews.com.br/internet/114046.html
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário