segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Veja a correção do segundo dia de provas da Fuvest

Exame teve 20 perguntas do núcleo comum do ensino médio.
Segunda fase do vestibular tem 3º dia de provas nesta terça-feira (11).

Professores corrigiram a prova do segundo dia da segunda fase do vestibular 2011 da Fuvest, aplicada nesta segunda-feira (10). A prova teve 20 questões de disciplinas que constituem o núcleo comum do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês), incluindo questões interdisciplinares. O exame continua nesta terça-feira (11).

Veja a correção da prova desta segunda-feira
Anglo Etapa
Questão 1 Questão 11 Questão 1 Questão 11
Questão 2 Questão 12 Questão 2 Questão 12
Questão 3 Questão 13 Questão 3 Questão 13
Questão 4 Questão 14 Questão 4 Questão 14
Questão 5 Questão 15 Questão 5 Questão 15
Questão 6 Questão 16 Questão 6 Questão 16
Questão 7 Questão 17 Questão 7 Questão 17
Questão 8 Questão 18 Questão 8 Questão 18
Questão 9 Questão 19 Questão 9 Questão 19
Questão 10 Questão 20 Questão 10 Questão 20 
  O G1 atualizará a correção do Anglo e do Etapa aos poucos nas próximas horas.
Professores do Curso e Colégio Objetivo consideraram, no geral, a prova desta segunda-feira com nível de dificuldade de médio para difícil (veja a resolução do Objetivo).

  O coordenador geral do Anglo, Nicolau Marmo, disse que a prova foi boa. "Teve o cuidado de não aprofundar em nenhuma disciplina para não prejudicar ninguém", disse. As questões de 1 a 14 foram específicas sobre as disciplinas, de 15 a 20 foram interdisciplinares.

  Marmo critica o formato da prova pela nota da primeira fase não entrar na classificação final. "É um retrocesso grande", afirmou.

   Disse ainda não haver sentido que a prova de português valha o triplo do que matemática para o curso de engenharia e o triplo do que biologia para medicina. "Poderia ter o mesmo valor", disse.

  A prova foi "puxada e muito extensa", segundo o coordenador geral do Curso e Colégio Etapa, Edmilson Motta. As questões tiveram complexidade variada. "A mais puxada foi a 15 A, que exigia a interpretação de um poema e pedia conhecimentos de geografia", disse Motta. No total, o estudante teve de responder a 48 itens.

Disciplinas

  A parte de matemática foi mais simples se comparada com a primeira fase, segundo o professor do Objetivo, Gregório Krikorian. "Amanhã deve ser mais difícil", disse. Para Carlos Shine, do Etapa, a prova teve questões clássicas, com níveis de dificuldade variados.

Física priorizou mecânica e deixou de lado eletricidade, óptica e ondulatória, de acordo com o professor do Objetivo, Ricardo Helou Doca. "Foi básica. Não envolveu conceitos mais importantes", afirmou. As questões foram básicas, sem ser "bobas", segundo Marcelo Monte Forte da Fonseca, do Etapa. "Foi tranquila", afirmou.

Biologia teve nível médio, segundo o professor do Objetivo, Juca Vieira. Uma questão falou sobre processo digestório e outra sobre respiração. Para Angelo Pavone, do Etapa, a pergunta 8, que exigia que o aluno esquematizasse um experimento, pode ter sido mais difícil. "As questões sobre fotossíntese e corais foram simples", disse.

A parte de história foi boa, mas esqueceu da história do Brasil, de acordo com o professor do Objetivo, Francisco Alves da Silva. "Parece que não temos história", disse. Para Antonio Carlos da Costa Ramos, do Etapa, a prova foi complicada. "Houve um descompasso entre o que se exige na universidade e no ensino médio", afirmou.

As questões de química foram clássicas, segundo o professor do Objetivo, Sergio Teixeira Bignard. ""Teve nível médio para difícil", afirmou. Para Edison de Barros Camargo, do Etapa, a prova foi difícil. "Trouxe muitos conceitos e situações complicadas", afirmou.

A parte de geografia teve nível médio de dificuldade, de acordo com a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do Objetivo. "Foi boa. Caiu mais Brasil e trouxe assuntos tradicionais", disse. De acordo com Claudio São Martinho, do Etapa, candidatos bem preparados e com boa capacidade de se expressar fizeram a prova sem problemas.

Inglês teve grau de médio para alto de dificuldade, segundo a professora do Objetivo, Elaine Perrone. "Precisa ter hábito de leitura", disse. Para o professor do Etapa, Alahkin de Barros Filho, a prova teve uma escolha feliz de textos. "Trouxe assuntos atuais e perguntas diretas", afirmou.

Abstenção

O índice de abstenção desta segunda-feira foi de 8,33% contra 7,88% no primeiro dia da segunda fase. O índice de domingo foi o mais alto dos últimos 11 anos.

A terceira e última prova da segunda fase, nesta terça-feira, terá 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. As provas de habilidades específicas começam na quarta-feira (12).

Os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h. Na terça-feira, será permitido o uso de esquadros, transferidor e compasso por candidatos que tenham questões de matemática. Bips, pagers, celulares, calculadoras, computadores e assemelhados, gorros e bonés são proibidos.

O candidato deve comparecer ao local de prova com caneta esferográfica azul ou preta, lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Em todas as provas, incluindo as de habilidades específicas, é obrigatório apresentar o original do documento de identidade.

A primeira lista de aprovados será divulgada em 9 de fevereiro para matrícula nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Estão previstas mais quatro chamadas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fuvest.br ou pelo telefone (11) 3093-2300.

fonte de pesquisa: www.G1.com

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