domingo, 9 de janeiro de 2011

Confira a correção da prova de português e redação da Fuvest

Tema da redação foi acessível, afirmou professor do Etapa.
Questões estavam difíceis, disse professora do Objetivo.

 

Veja a correção da prova deste domingo
Anglo Etapa
Questão 1 Questão 6 Questão 1 Questão 6
Questão 2 Questão 7 Questão 2 Questão 7
Questão 3 Questão 8 Questão 3 Questão 8
Questão 4 Questão 9 Questão 4 Questão 9
Questão 5 Questão 10 Questão 5 Questão 10
 Redação   Redação  

 Professores de cursinhos comentaram a prova de português e redação da segunda fase da Fuvest, aplicada neste domingo (9). O exame teve dez questões.

  O G1 atualizará a correção do Anglo e do Etapa aos poucos nas próximas horas.

  Segundo a professora de português do Curso e Colégio Objetivo, Elizabeth de Melo Massaranduba, as questões estavam difíceis (veja a resolução do Objetivo). "A prova exigiu interpretação", afirmou. A pergunta considerada mais difícil pela professora foi a de número 6, em que o candidato tinha que interpretar uma notícia "irônica" da revista "Piauí" sobre o escritor Fernando Pessoa.

  A questão mais trabalhosa, de acordo com Elizabeth, foi a de número 9. "O estudante tinha que se lembrar bem do enredo do livro 'Capitães de areia' (de Jorge Amado), para poder falar sobre o preconceito", disse. Para a professora, o tema da redação foi fácil.

  O tema da redação foi: "Altruísmo e o pensamento a longo do prazo ainda tem espaço no mundo contemporâneo?".

  O professor do Etapa, Vitor França, considerou o tema da redação acessível. "Exigiu senso crítico sobre o comportamento do século 21", afirmou. A prova foi principalmente de interpretação de texto, para França. "Uma ou outra questão foi mais complexa", disse.

  Segundo o professor de português e redação do Anglo, Eduardo Calbucci, a prova avaliou se os estudantes têm competência linguística suficiente para fazer um curso superior. "Os textos foram bem escolhidos, tiveram gêneros variados e os questionamentos eram claros", disse. A prova foi considerada mais difícil do que as de anos anteriores por Calbucci.

  A redação teve natureza abstrata e filosófica, "que não era fácil", segundo Calbucci, mas teve a condução da proposta, com uma coletânea de textos, que facilitava o entendimento pelo estudante.

  Abstenção

  O índice de abstenção deste domingo foi de 7,88%, o equivalente a 3.007 candidatos. No total, foram convocados para esta etapa 35.766 estudantes. Outros 2.385 são treineiros.

  No ano passado, deixaram de comparecer no primeiro dia de prova 2.695 candidatos, o que correspondeu a 7,10% dos convocados (37.968).

  Nesta segunda-feira (10), as provas continuam com 20 questões de disciplinas que constituem o núcleo comum do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês) e questões interdisciplinares.

A terceira prova, na terça-feira (11), terá 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. As provas de habilidades específicas começam na quarta-feira (12).

O candidato deve comparecer ao local de prova com caneta esferográfica azul ou preta, lápis nº 2, borracha, régua graduada, água, alimentos e uma foto 3x4. Em todas as provas, incluindo as de habilidades específicas, é obrigatório apresentar o original do documento de identidade.

Na terça-feira, será permitido o uso de esquadros, transferidor e compasso por candidatos que tenham questões de matemática. Bips, pagers, celulares, calculadoras, computadores e assemelhados, gorros e bonés são proibidos.

A primeira lista de aprovados será divulgada em 9 de fevereiro para matrícula nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Estão previstas mais quatro chamadas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fuvest.br ou pelo telefone (11) 3093.2300.

fonte de pesquisa: www.G1.com.br

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