segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Definida a última disputa para governador

Tião Viana foi eleito no Acre no 1º turno. Apuração atrasou no estado.

O ex-senador Tião Viana (PT) foi eleito governador do Acre nesta segunda-feira (4). Com 99,52% das seções eleitorais apuradas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele registrou 50,50% dos votos válidos. Tião Bocalom (PSDB), teve 49,19%, e Antônio Gouvêa, o “Tijolinho” (PRTB), 0,31%. O Acre era o único estado brasileiro que ainda não tinha definida a necessidade ou não de segundo turno para eleger seu governador.
Em todo o Brasil, a apuração de 97% das mais de 420 mil urnas ocorreu em cinco horas.  “Em tempo recorde, quatro horas depois de iniciadas as eleições já logramos ter um quadro geral das eleições, resultado provável. Isso graças à organização da Justiça Eleitoral e da tecnologia pioneira por ela utilizada”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

A apuração dos votos no Acre sofreu atrasos porque pelo menos 15 urnas não conseguiram transmitir seus dados via satélite, no domingo. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, as urnas, que estavam no interior, estão sendo transportadas para a capital por helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), para que os últimos votos sejam cumputados.
A transmissão de dados via satélite foi prejudicada, ainda segundo o Tribunal, pela falta de energia elétrica em algumas cidades do estado. Com a estiagem prolongada e a seca nos rios, comunidades isoladas não puderam receber combustível para abastecer os geradores.

0 comentários:

Postar um comentário