quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Secretaria de Saúde libera Toddynho no RS após análises


Centro de Vigilância informa que apenas dois lotes continuam interditados.
Líquido à base de detergente causou irritação em consumidores.


O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul liberou nesta terça-feira (11) a distribuição de unidades do achocolatado da marca Toddynho o estado, com exceção de dois lotes que causaram reações adversas em diversos municípios.
De acordo com a Secretaria de Saúde, dois lotes com data de validade de 19 de fevereiro de 2012 ficarão interditados. A liberação do restante do produto ocorre após os resultados das análises com resultado satisfatório emitidas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), para a determinação de pH.
No dia 8 de outubro, a Vigilância Sanitária de São Paulo autuou a fábrica da Pepsico em Guarulhos, na região metropolitana do estado, devido ao caso do envase de Toddynho de 200 ml com um líquido a base de detergente, cujo lote apresentou problemas. Pelo menos 32 pessoas passaram mal após ingerirem o produto em 12 cidades no Rio Grande do Sul.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, após uma inspeção na unidade, o órgão "decidiu autuar a empresa por fabricar, embalar, armazenar, expedir, transportar e colocar à venda produtos sem qualidade e segurança, expondo a risco a saúde dos consumidores". Foi aplicada uma multa de R$ 175 mil à empresa. Cabe recurso.
A Pepsico informou que a falha foi pontual e que a própria vigilância constatou que o sistema de rastreabilidade da empresa é satisfatório.
Conforme a Vigilância Sanitária, "a equipe de inspeção concluiu que, embora a PepsiCo cumpra as normas de boas práticas de fabricação, houve falha pontual que envolveu um equipamento de esterilização da fábrica".  O relatório de inspeção diz que a empresa "demonstrou por meio de documentos (mapa de distribuição) que possui sistema de rastreabilidade satisfatório, detectando que o produto foi distribuído equivocadamente para o estado do Rio Grande do Sul e adotando as medidas necessárias a correção do problema".
Recall
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça divulgou que a Pepsico protocolou a campanha de recall para recolhimento do Toddynho 200ml, do lote L4 32, com validade até 19 de fevereiro de 2012. O lote com problemas foi produzido no dia 23 de agosto, no intervalo das 5h30 às 6h30, em Guarulhos, São Paulo, e teve comercialização restrita ao Rio Grande do Sul.

A empresa vai efetuar a troca por similar ou a restituição de valores. Na quinta-feira (6), após a notificação de 32 ocorrências suspeitas de intoxicação no Rio Grande do Sul, a Pepsico admitiu que o lote que será recolhido teve um problema no envasamento e saiu de fábrica com um líquido a base de água e detergente, ao invés de chocolate.
A campanha de recall do Toddynho abrange aproximadamente 80 unidades do produto, colocadas no mercado de consumo no estado do Rio Grande do Sul no lote que apresentou problemas.

Em relação ao defeito constatado, a empresa informou que identificou “um possível acidente em seu processo produtivo, o que, segundo seus registros, de fato, afetou parte de um lote correspondente a aproximadamente 80 unidades nas quais embalagens de Toddynho foram produzidas com líquido impróprio para o consumo, ao invés de seu conteúdo normal, não tendo havido contaminação do produto remanescente”.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas com a empresa pelo telefone 0800 703 2222 ou pelo site www.toddynho.com.br.
Fonte de pesquisa: G1.com


0 comentários:

Postar um comentário