quarta-feira, 16 de março de 2011

ONU chega a acordo sobre criação de zona de exclusão aérea na Líbia

Texto deve ser votado nesta quinta, segundo diplomatas.
Tropas do ditador Kadhafi aumentam pressão sobre último reduto rebelde.

 

  O Conselho de Segurança das Nações Unidas acordou nesta quarta-feira (16) um projeto de resolução para impor uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia. O texto vai ser votado nesta quinta-feira, revelaram diplomatas.

  As 15 nações que formam o Conselho fecharam o projeto de resolução durante conversas que ainda podem ser retomadas antes da votação, completaram as fontes diplomáticas.

  A diplomata americana nas Nações Unidas, Susan Rice, estimou que o Conselho de Segurança precisa adotar medidas que vão além de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

  "Precisamos considerar medidas que, talvez, vão além de uma zona de exclusão aérea", disse Rice à imprensa no segundo dia de discussões no Conselho de Segurança sobre a crise líbia.

  O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu hoje o fim da violência na Líbia e advertiu que a matança de civis desarmados constitui um "crime contra a humanidade".

  As tropas leais ao líder Muammar Khadafi avançam sobre o território conquistado pela oposição e preparam a ofensiva para recuperar a cidade de Benghazi, bastião dos rebeldes e foco da revolta.

  As forças de Khadafi já conquistaram Ajdabiya e aumentam a pressão sobre Benghazi, foco da rebelião.

 Fonte de pesquisa:www.G1.com

0 comentários:

Postar um comentário